fbpx

Top
tendências do mercado para 2022

Tendências do mercado para 2022

O avanço tecnológico é evidente em diversas áreas, a ideia de se reinventar para se adaptar à nova realidade é crescente, extremamente necessária e pode levar o seu negócio a altos patamares.

Os últimos 2 anos foram desafiadores e muito dos desafios ainda perpetuam em nosso dia a dia, mas há mudanças que vieram para ficar e não podemos negar quantas oportunidades se fomentaram a partir delas. O trabalho híbrido ganhou força e é uma super tendência, a busca pela aprimoração em conhecimento, serviços e produtos é crescente e notória, e a transformação digital serviu para estreitar relações entre cliente x marca – e não tem quem diga que isso não venha funcionando bem.  

Afinal, o que pode te ajudar mais do que saber exatamente o que o seu cliente procura? Ao ler uma matéria da Exame muito interessante, selecionamos algumas das tendências do mercado para o ano de 2022 para citarmos. Fique por dentro: 

 

Segurança de dados 

Manter o acesso aos dados sempre protegidos não é mais uma opção, estar seguro de invasões ou ações maliciosas que podem comprometer o sigilo, a integridade e o valor das informações é imprescindível, principalmente aqueles mais sensíveis: de usuários e organizações.   

A segurança pode proteger todas as categorias de dados contra roubo e danos. Isso inclui dados confidenciais, informações de identificação pessoal, informações de saúde, propriedade intelectual e sistemas de informações, tanto corporativos como governamentais. 

E com tantos avanços na tecnologia, não ter a segurança de dados pode acarretar problemas irreversíveis para qualquer negócio.  

 

Comodidade do cliente 

Conveniência e comodidade fazem parte das necessidades dos usuários, por isso, se tornam muito importante para a fidelização do cliente.  

Em um mercado cada vez mais competitivo, é de fato necessário a preocupação das organizações em fidelizar sua base de clientes. As comodidades e avanços do comércio criaram consumidores mais exigentes e que não se satisfazem apenas com um produto de qualidade.  

O atendimento atencioso, o pós-venda de qualidade e uma prestação de serviços eficiente é um diferencial enorme diante a sua concorrência. Isso porque um cliente satisfeito compra mais e espalha uma imagem positiva de sua marca, aumentando assim o seu alcance e todo o conceito agregado a ela. 

 

Mercado de fintechs 

As fintechs se baseiam em um modelo de negócios mais enxuto que utilizam tecnologia para gerar soluções inovadoras e financeiras.  

Esses fatos permitem não só a disponibilização de produtos e serviços com taxas mais competitivas, mas também que se criem soluções inovadoras desvinculadas das rotinas complexas dos bancos. 

Já imaginou um mundo sem agências bancárias físicas, em que todos os serviços pudessem ser resolvidos a qualquer hora do dia por meio de seu celular com direito a atendimento de qualidade à sua disposição?  

Esses serviços não se resumem a bancos digitais. Apesar de estarem sob um mesmo nome, essas empresas podem oferecer produtos e serviços diferentes entre si.  

E é justamente por possuírem essas características positivas como agilidade e simplicidade que as fintechs vem modificando o mercado. Essa transformação traz novos consumidores, torna o mercado mais dinâmico e fortalece a estrutura operacional de empresas. 

 

ESG – Environmental, Social and Governance

(Ambiente, Sociel e Governança, em tradução)

 

A origem da sigla representa uma mudança na forma de pensar, agir e investir, trazendo um olhar sustentável para a tomada de decisões de um negócio.  

Investidores do mundo todo estão cada vez mais cientes de que para continuarem tendo retornos positivos, é necessário tomar decisões sustentáveis em relação ao planeta e as pessoas. Logo, não considerar os fatores levados em conta pelo ESG na hora de escolher os seus investimentos é ignorar uma mudança de cenário relevante que impacta diretamente nos retornos.  

Um bom exemplo que pode ajudar a deixar mais claro a importância do tema, é a decisão do governo chinês de interromper a produção industrial em uma determinada região para reduzir os níveis de poluição da área. Sem contar, a relevância das marcas que investem cada vez mais em diversidade, abraçando diferentes públicos e saindo a frente de marcas mais antigos do mercado.  

 

Essas são algumas das tendências de 2022, que tal dar um up e levar seu negócio a outro nível com elas?