fbpx

Top

Precisa reduzir os custos do seu negócio?

Reduzir os custos de um negócio é muito importante para a saúde, estabilidade e crescimento de uma empresa, mas é muito importante não descuidar da qualidade do que se é ofertado aos seus clientes. Afinal, a satisfação e fidelidade do cliente são os norteadores de toda empresa.

Da mesma forma acontece com as equipes de trabalho, grandes cortes podem gerar a desmotivação dos funcionários. A ideia da redução de custos é descobrir onde está sendo feito uso errado ou exagerado de recursos e otimizá-los para o alcance de melhores resultados.

Antes de colocar em prática qualquer tipo de corte de gasto, saiba onde começar. Defina uma meta possível de redução, faça um planejamento, crie estratégias, defina os passos e também os prazos. Faça isso de forma detalhada e com dados reais e possíveis de serem alcançados.

 

Dicas de como reduzir os custos:

  1. Busque profissionais qualificados

Quando se fala em corte de gastos, muitos empreendedores já pensam em demitir, mas o fato é que esse geralmente não é o melhor caminho. Assim como a contratação, a demissão também gera custos altos para a empresa.

 

  1. Pense na possibilidade de migrar para um Coworking

Por fim, para algumas empresas, pode parecer impossível reduzir os custos de despesas fixas. Trocar todas as lâmpadas por LED e deixar as janelas abertas para evitar o uso de ar condicionado pode sim fazer uma diferença, mas talvez nem tanto quanto se gostaria ou precisa.

Neste caso, o Coworking é um exemplo de empresa que adota o modelo de economia compartilhada. No Coworking, você compartilha o ambiente de trabalho com outros profissionais e divide os custos, tendo acesso a todos os serviços que precisa a preços muito mais acessíveis.

 

Principais benefícios de um Coworking:

– Investimento inicial zero;

– Relação interpessoal;

– Networking;

– Maior produtividade;

 

O Coworking ainda possibilita a contratação de serviços que podem ser ideais:

– Escritório Virtual: proporciona a empresa uma imagem coorporativa através da profissionalização da infraestrutura e atendimento operacional. Nele estão inclusos o uso do endereço comercial ou fiscal, gerenciamento das correspondências e telefonia personalizada.

– Sala Privativa: As salas privativas podem atender qualquer empresa que queira reduzir seus custos operacionais por meio do compartilhamento. Toda a privacidade para realização do seu trabalho é mantida e as áreas comuns como salas de reunião, copa, recepcionista e telefonista, são compartilhadas com outros clientes.

– Salão Compartilhado: este serviço oferece um escritório compartilhado com outras empresas no mesmo ambiente de trabalho. Dependendo do coworking, o aluguel pode ser mensal, por dia ou até por hora. É ideal para quem deseja fazer networking, ter flexibilidade e mobilidade na operação do seu negócio, associado a redução de custos fixos.

 

  1. Utilize ferramentas estratégicas

Existem milhares de plataformas online que permitem a otimização de, praticamente, qualquer tarefa. Porém, é preciso entender quais delas realmente vão fazer a diferença para reduzir custos e aumentar a eficiência.

Atualmente, existem softwares de e-mail, comunicação, gestão, análise de métricas, financeiro, contabilidade, nota fiscal eletrônica e muito mais.

Veja alguns exemplos:

– Google Drive (gratuito): possibilita a criação de diversos tipos de documentos (Apresentações, textos, planilhas, etc) que ficam armazenados em nuvem e pode ser facilmente compartilhado com as equipes.

– Google Analytics (gratuito): Com a plataforma, é possível o monitoramento de sites, blogs e demais páginas da web.

– Canva (gratuito): criação de imagens e artes para blogs, sites e redes sociais.

– Trello (gratuito): gerenciamento de projetos e equipes.

– ContaAzul (pago): software de gestão financeira que se integra com a conta bancária da sua empresa.

– eNotas (pago): ferramenta para automação de nota fiscal eletrônica.

– RD station (pago): software de automação de marketing.

 

Mas lembre-se que é extremamente necessário entender as necessidades da empresa e quais delas realmente vão fazer a diferença para reduzir custos. As plataformas citadas, são apenas alguns exemplos de softwares preparados para auxiliar no dia a dia de pequenos e médios empreendedores. Ainda existem muitas por aí!

 

  1. Analise os pequenos custos

Algumas práticas podem ser alteradas, reduzindo os custos de uma empresa de forma considerável. Apostar em medidas sustentáveis podem gerar uma grande economia. Por exemplo, ao invés do uso de copos de plástico, invista em copos ou canecas sustentáveis e reutilizáveis, utilize lâmpadas econômicas e tenho um controle das impressões.

Essas são alguns exemplos de tarefas simples que podem gerar uma redução considerável dos gastos. É normal em algum momento a necessidade de diminuir os custos em vários tipos de empreendimento, e isso não precisa ser um sofrimento.

 

Então, se você precisa diminuir os custos da sua empresa, usar as dicas que acabou de ler e migrar sua empresa para um coworking pode ser tudo que você precisa para reorganizar suas finanças, inclusive usar o dinheiro para investir e expandir seu negócio.

Agende um horário para conhecer nosso espaço. Certamente temos a opção ideal para você e a sua equipe.