Comece bem o último mês do ano!
Sem dúvidas o final do ano pode ser bem estressante. Com contas para pagar, organização das festas e planejar o ano que vem. Às vezes é difícil saber por onde começar a se organizar e entender quais itens e aspectos do seu orçamento é necessário priorizar. Para não ficar perdido nas tarefas preste atenção nessas dicas:
Tenha um momento de reflexão
O primeiro passo é refletir sobre como foi o seu último ano, se você conseguiu atingir as suas metas, o que deu certo e o que deu errado. Anote o que você pode fazer para mudar para o ano que vem. O autoconhecimento é fundamental para se planejar.
Planeje com antecedência
Para as tarefas não acumularem é necessário planejamento! Faça uma lista com todas as tarefas que você precisa realizar até o final do ano. Inclua as compras de natal, revise as finanças e tarefas do dia a dia. Então, defina um prazo para realizar essas tarefas. Dessa forma, você consegue se programar e ser produtivo.
Revise as finanças
Anote todas as despesas fixas e especule as variáveis. Não esqueça de anotar as compras de natal. Fique atento aos impostos do final do ano, como IPTU, IPVA e DPVAT. Além disso, uma dica é utilizar o 13° para investir ou pagar dívidas.
Pense sobre o ano que vem
Faça uma lista com os objetivos e metas para 2023. Defina objetivos de curto, médio e longo prazo. Pense nos objetivos financeiros e na progressão da sua carreira. Depois de tudo isso, defina as prioridades. Isso vai te ajudar a descobrir quais são os próximos passos para você atingir seus objetivos.
Aproveite as festas do final do ano
Depois de trabalhar bastante o ano todo, chegou a hora de aproveitar. Lembre de descansar e aproveitar o final do ano, passar um tempo com a família e com os amigos. Além desses momentos especiais, é importante separar tempo de lazer no dia a dia. Como dormir bem e fazer atividades que te deem prazer.