fbpx

Top

6 hábitos para se tornar mais produtivo.

Muitas pessoas pensam que ser produtivo significa fazer mais em menos tempo. No entanto, esta ideia pode nos levar à grandes níveis de estresse e exaustão física e mental depois de um dia intenso de trabalho.

São muitos os fatores do dia a dia que podem nos fazer ter um dia produtivo: nossas prioridades, nossos prazos, o ambiente de trabalho, e até mesmo, nossa saúde.

Ser produtivo está relacionado a saber se organizar e identificar quais são os fatores que influenciam diretamente no seu trabalho, seja aquilo que atrapalha ou aquilo que te ajuda a realizar melhor as suas tarefas. Para isso, existem alguns hábitos comuns que podem ajudar a encontrar o caminho que melhor se encaixa no seu estilo de trabalho e de vida.

A boa notícia? Os hábitos que devemos exercer diariamente só dependem de nós mesmos.

Confira agora 6 dicas de como ser mais produtivo:

  1. Crie uma rotina para seus dias

 

Estabelecer um planejamento torna o dia a dia corporativo mais funcional e organizado, sendo assim, a rotina ajuda a tornar o dia ainda mais produtivo e eficiente. Ao estabelecer horas e momentos específicos para a realização das tarefas, acaba sendo mais fácil cumprir tudo o que foi determinado e precisa ser feito. Além disso, ao ser mais produtivo, o tempo acaba sendo otimizado, o que é ótimo para aqueles que buscam ter diariamente um instante para a realização de um hobby, como uma leitura ou algo do tipo.

Também vale pontuar que a rotina minimiza o estresse, uma vez que é possível concluir tudo o que está estabelecido na agenda de forma mais tranquila e organizada, não causando ansiedade ou apertando os prazos.

 

  1. Opte por ambientes que te inspirem e ajudem a melhorar seu potencial

 

Estar em um espaço agradável é um dos pré-requisitos para manter a saúde no ambiente de trabalho. Por isso os projetos bem planejados estão totalmente ligados ao conforto e a qualidade profissional.

Para a OMS (Organização Mundial da Saúde), “A adesão aos princípios dos ambientes de trabalho saudáveis evita afastamentos, minimiza os custos com saúde e os custos associados com a alta rotatividade, aumenta a criatividade e produtividade a longo prazo bem como a qualidade dos produtos e serviços”.

 

  1. Cuide sempre de você e também da saúde

 

Bons hábitos de vida também têm impacto no rendimento. Por isso, cuidar do corpo é uma forma de melhorar a produtividade. Procure comer de forma saudável e invista em alimentos que ajudam a ter mais energia no dia a dia.

É importante ficar atento ao sono: evite dormir pouco. Minutos a menos na cama drenam a energia e comprometem a produtividade no dia seguinte.

 

  1. Aprenda a delegar as tarefas se necessário

 

Uma das grandes importâncias de delegar atividades é evitar a sobrecarga de trabalho e a falta de tempo para exercer as funções exigidas, afinal, é o que acontece quando não se delega tarefas.

 

  1. Gerencie seu tempo e estabeleça prioridades.

 

Gerenciando seu tempo e estabelecendo prioridades os processos podem ser otimizados de forma a tornar o dia a dia mais leve e sem muitas “pressões”.  Ser multitarefa parece uma qualidade, mas na verdade, não é o melhor dos hábitos.

Além de não garantir que as atividades serão concluídas mais rapidamente, ainda pode comprometer a qualidade do resultado. Torne-se uma pessoa mais produtiva e evite desgaste de energia e tempo fazendo uma tarefa de cada vez sempre que possível. Concentre-se naquilo que está executando e tente não começar uma nova atividade antes de terminar a anterior.

 

  1. Aprenda a dizer não às pessoas.

 

Dizer não é algo que pode ser bem desconfortável para boa parte das pessoas, por este motivo, é comum que as pessoas prefiram dizer sim para evitar situações desagradáveis.

Prestatividade é algo extremamente positivo, mas é preciso ter limite e entender que é importante dizer não. Saber determinada tarefa ou situação também é uma grande virtude.

 

Gostou das dicas? Se você tem alguma dica extra, sugestão ou dúvida, entre em contato conosco.