fbpx

Top

Modelo híbrido é o preferido dos empresários e dos funcionários.

Modelo híbrido, o preferido dos empresários e dos funcionários  

  

 Com o fim das medidas restritivas no começo do ano muitos empresários e trabalhadores se viram confrontados com a ideia do retorno presencial. Contudo, os meses de quarentena deixaram suas marcas tanto nas pessoas quanto nas relações de trabalho. A tendência atual é que os espaços tradicionais deem lugar a ambientes mais flexíveis e que o modelo totalmente presencial ou online dê espaço ao modelo híbrido.   

  Como consequência das medidas restritivas resultantes da pandemia da covid-19, vários escritórios se fecharam. Com isso, o home office se tornou a opção mais segura. Já que a pandemia pegou todos de surpresa, trabalhar de casa na base do improviso trouxe vários problemas, por exemplo, dificuldades para manter o foco e problemas na comunicação com a equipe foram as maiores queixas. Além disso, ficou evidente a necessidade de separar o espaço de lazer do espaço de trabalho. 

   

O retorno às atividades presenciais/home office e trabalho híbrido.   

   

Apesar da difícil adaptação para o home office, uma parcela significativa de trabalhadores prefere esse modelo. Segundo a pesquisa da consultoria de recursos humanos Robert Half, quase 40% dos profissionais afirmam que buscariam outro emprego se a empresa em que trabalham atualmente não oferecesse uma opção 100% ou parcialmente remota. 

Muitos trabalhadores gostam da flexibilidade e do conforto do home office. Uma das vantagens é que não há tempo de deslocamento, dessa forma, evita-se o stress no trânsito. Entretanto, há desvantagens nesse modelo, como o isolamento social, dificuldades de infraestrutura e falta de segurança da informação.   

Além disso, a preferência pelo modelo híbrido é notável. De acordo com a pesquisa, 63,8% dos entrevistados declararam que gostariam de trabalhar mais dias da semana em casa do que no escritório. O modelo híbrido também é o favorito dos empresários. Ao responderem à pergunta “você pretende manter o Home Office na sua empresa mesmo com a vacinação?”, 72% responderam que sim, variando de um a quatro dias de trabalho remoto durante a semana, como foi mostrado pela 5ª edição da “Pesquisa covid-19: Como será o seu retorno aos escritórios”, produzida pela KPMG no Brasil.   

O modelo híbrido é uma mescla entre o home office e o trabalho presencial. Por ser uma mistura, tal formato reúne as vantagens de ambos os modelos e atenua as desvantagens. Por isso virou o queridinho das empresas e dos trabalhadores.    

   

Coworking e o trabalho híbrido   

   

Tendo esse cenário de flexibilização do trabalho em vista, o coworking é uma ótima opção tanto para os funcionários quanto para as empresas. Isso porque oferece uma infraestrutura de qualidade por um preço reduzido e sem tantos compromissos quando comparado com o aluguel de um escritório tradicional.  

No Habitat, por exemplo, é possível alugar uma sala por hora, dia ou mês, além da garantia de uma internet rápida e diferentes opções de produto para contratação. O Habitat Coworking é ideal para o modelo híbrido. Para saber mais, entre em contato através do nosso site.