fbpx

Top
Habitat - Google Meu Negócio

Google Meu Negócio: ferramenta gratuita para aumentar a presença on-line

O Google é o buscador mais utilizado no mundo, dominando 94% da busca orgânica realizada na internet. Não à toa, profissionais de marketing sempre frisam: para obter sucesso com o seu negócio, ele precisa estar presente no Google. Há diversas formas de estar presente nos resultados de busca e uma das mais eficientes é possuindo um perfil no Google Meu Negócio.

 

O que é o Google Meu Negócio?

Evoluído do Google Local (2004), o Google Meu Negócio foi lançado em 2014. A ferramenta é gratuita e tem como objetivo agregar informações das empresas para que elas sejam encontradas mais facilmente pelos consumidores.

Por meio dela, empreendedores podem divulgar seus negócios na maior ferramenta de busca do mundo sem precisar mexer no – ou mesmo ter um – orçamento de publicidade.

No perfil da empresa é possível colocar as principais informações sobre os negócios, como:

– endereço;

– informações de contato;

– horário de funcionamento;

– imagens do local;

– informações sobre o produto etc.

Além das informações básicas, também é possível publicar fotos do estabelecimento e informativos sobre eventos.

 

Para que serve e como funciona?

O Google meu Negócio serve para dar mais visibilidade ao seu estabelecimento. De forma totalmente gratuita, ele apresenta informações da sua empresa para quem possa estar interessado nela.

Quando fazemos uma busca utilizando uma denominação de negócio e uma localidade, como o nome da sua empresa ou “Gráfica em Copacabana”, o buscador entende que estamos buscando um estabelecimento local.  Por isso, tanto no Google quanto no Maps, os perfis de negócios são priorizados, aparecendo logo após os anúncios e antes dos resultados orgânicos ou na lateral do buscador.

 

Mas se há vários perfis de negócios parecidos, quem aparece primeiro?

 

O Google analisa diversos fatores para determinar os locais que aparecerão nas primeiras posições. Entre eles, temos:

– Termo de busca: a combinação do termo de busca utilizado pelo usuário com o perfil do negócio.

– Distância: como dito, dependendo do termo de busca, o google entende que o usuário quer encontrar um estabelecimento. Por tanto, além do termo, ele também analisa a distância entre o usuário e a empresa.

– Relevância: o Google prioriza as empresas que mais receberam comentários, cliques e avaliações.

Vantagens do Google Meu Negócio

 

Completo, gratuito e de fácil utilização, ter um perfil no Google Meu Negócio dá inúmeras vantagens aos empreendedores. Confira algumas:

 

  • Ampliação da presença on-line

De forma gratuita, você consegue mais cliques no site e mais ligações e mensagens, melhorando não só a presença digital, mas também os resultados.

  • Interação com os clientes

Além de fornecer ao consumidor as principais informações da empresa, também é possível realizar facilmente interações entre o cliente e o empreendedor por meio de comentários, avaliação, mensagens e ligação.

Também é possível criar postagens no perfil da empresa para falar de diversos tópicos, como eventos, ofertas especiais e comunicados.

  •  Novos insights

Além de aumentar a sua presença on-line e sua interação com os consumidores, O Google Meu Negócio é ótimo para gerar insights.

Com base nas avaliações dos clientes, você consegue fazer um estudo sobre o que está funcionando bem e sobre o que você pode ajustar para atender ainda mais as expectativas do público.

Também é possível conferir as estatísticas de acesso, como horários de buscas e palavras-chaves utilizadas. Com isso, você pode ajustar não só o seu perfil, mas também todo o conteúdo que produz para o seu público-alvo.

  • Informações atualizadas

É possível gerenciar as informações da sua empresa a qualquer momento. Mantendo tudo atualizado, o consumidor pode conferir seu horário de funcionamento, seu endereço e até os valores dos produtos.

Ah! Também é importante cadastrar fotos no perfil, pois de acordo com o Google, perfis que incluem imagens recebem 42% mais solicitações de rota no Google Maps e 35% mais cliques para acessar o site associado.

 

 

Gostou de conhecer a ferramenta? Então crie o seu perfil agora mesmo!

Ah! Caso esteja à procura de um endereço para os eu estabelecimento, nós podemos te ajudar!