A importância do Coworking para a expansão das startups
Operar em um espaço físico pode ser visto como algo amedrontador para as Startups, por conta de custos elevados e compromisso contratual.
Mas, saber investir no espaço certo pode trazer vantagens muito interessantes das quais uma startup não encontraria apenas no modelo home office.
Neste artigo vamos trazer alguns pilares do Coworking que podem impactar positivamente para que a sua Startup ganhe escala e expanda seus negócios.
Por que uma startup deve investir em um espaço físico?
Muitas startups iniciam suas operações no modelo remoto, adotando o home office, e considerar ir para um espaço físico pode ser visto como um salto desafiador.
Mas, ao darem este salto, as startups conseguem explorar alguns fatores que podem acelerar seu crescimento, como:
- Integrar a equipe e construir cultura
- Reduzir distrações no horário de trabalho
- Tornar a imagem do negócio mais profissional
- Rapidez nas devolutivas e na resolução de problemas
- Aumentar a exposição de marca em ambientes físicos
Estes são fatores que tem ligação direta com a produtividade da operação e a credibilidade da marca, pilares para qualquer empresa que busca crescer de forma sustentável.
Para uma Startup, esse crescimento é sinônimo de sobrevivência.
Por que o coworking é melhor para as startups?
Colaboração e flexibilidade podem ser a receita perfeita para o crescimento de qualquer Startup inovadora. É aqui onde os espaços de coworking exercem seu protagonismo.
O Coworking é perfeito para empresas que estão iniciando suas operações e começando a ganhar escala, por ser bem mais econômico em comparação com um escritório tradicional.
Além disso, o coworking proporciona esses 3 pilares que sustentam o crescimento de uma startup, sendo eles:
1 – Flexibilidade:
A flexibilidade é o que mais atrai as Startups para os espaços de Coworking.
Por serem empresas dinâmicas que tomam muito cuidado onde alocam seus recursos, assumir contratos de longo prazo com um espaço físico pode ser um problema.
Com a flexibilidade que o coworking oferece, através de planos diários e mensais, fica mais simples da Startup adaptar o uso do espaço as suas necessidades pontuais.
Isso é de grande valor uma empresa que está buscando ganhar escala inicial.
2 – Ambiente de inovação:
Muitas startups vão para o Coworking porque buscam respirar a inovação presentes nesses ambientes.
Estar ao lado de outras startups inovadoras com modelos de negócios diferentes do seu pode ser uma fonte de inspiração para gerar e validar ideias.
Os Coworkings são Hubs de inovação e apoio mútuo que podem impulsionar a disrupção em vários mercados.
3 – Networking e rede de contatos:
Não apenas estar presente no mesmo ambiente que outras startups, mas criar conexão com outros empreendedores, através da troca de aprendizados, insights e benchmarks é um motor para o crescimento.
Uma das coisas mais valorizadas no Coworking é a construção de networking.
É a possibilidade de fazer parte de uma comunidade que te aproxima de potenciais parceiros, talentos, investidores e até novos clientes.
Contar com essa rede de contatos é extremamente importante para expandir a operação da startup e garantir seu crescimento sustentável.
Em resumo…
Para as Startups, o Coworking vai muito além de um espaço físico para trabalhar.
São nesses ambientes onde muitas startups conseguem novas oportunidades de negócios, geram aprendizados e aprimoram seu processo de inovação.
Quer trazer sua startup para esse ecossistema de crescimento colaborativo? Vem para o Habitat Coworking!