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A importância da Cultura Organizacional para um negócio.

A Cultura Organizacional é o que determina as ações e decisões de uma empresa, com um conjunto de valores e crenças que tendem a definir uma organização.

A cultura é importante para que as organizações consigam orientar o comportamento das pessoas no ambiente de trabalho, quanto mais fortalecida, mais fácil será conduzir os funcionários a práticas que vão ao encontro dos objetivos do negócio.

Por que a cultura organizacional é importante para o negócio?

A cultura organizacional tende a ser responsável para a motivação dos funcionários e estimular seu crescimento à medida em que a empresa também se desenvolva.

Empreendedores e gestores, vivem diariamente em um cenário de decisões. Essas, são essenciais para o andamento do negócio, definição de estratégias e direcionamento das ações conforme as exigências do mercado.

Para que os funcionários se engajem e contribuam para que as ações sejam efetivas, eles devem compactuar com os princípios que a empresa defende, como algo em que também acreditam.

Como definir a cultura da empresa.

A definição tem a ver com a forma como a empresa deseja ser vista ou reconhecida no mercado. Ao definir missão, visão e valores, começa a se formar a ideia da cultura para a empresa, para saber onde e como chegar é importante a definição dos meios adotados para atingir o objetivo.

Tendo a ideia estabelecida, todas as pessoas saberão ao certo o que ela quer e como deseja que seja realizado, compreendendo o seu papel e se estão de acordo com a cultura organizacional. Pode ser que alguns profissionais não se identifiquem, enquanto outros se sentirão ainda mais motivados a dar o seu melhor, visualizando oportunidade.

O que fazer para fortalecer a cultura da empresa.

O fortalecimento natural vem das práticas diárias e das metas alcançadas, é fundamental pensar em como a cultura se esclarece. Confira 3 ações que podem ser tomadas para incentivar o fortalecimento da cultura organizacional de uma empresa.

  1. Invista em treinamentos internos.

Se o desejo da empresa é ter funcionários que executem o trabalho de uma certa maneira, deve treiná-los. Isso, além de alinhar as atividades, motiva os funcionários que se sentem valorizados dentro da organização. Adequar atividade, linguagens e comportamentos, pode desenvolver habilidade e competências.

O treinamento também irá demonstrar a preocupação da empresa em fornecer condições adequadas par o trabalho.

  1. Incentive o depoimento de funcionários.

O depoimento tende mostrar através da fala e dos gestos o sentimento que os funcionários tem de pertencer a historia ou o sucesso da organização. Além disso, é sinal de que este se sente confortável diante da conduta da empresa.

Esse reconhecimento profissional de certa forma faz com que o funcionário tenha uma visão positiva sobre a empresa e se disponha a compartilhar suas experiencias e percepções a todos.

  1. Crie projetos comunitários.

Ao criar um projeto comunitário a empresa tem a oportunidade de demonstrar solidariedade, ir além do desejo de apenas obter lucros e envolver os funcionários em ações de valor significativo dentro do contexto social.

Você acha que a sua empresa tem uma cultura organizacional estabelecida? Conta pra gente!