fbpx

Top

Por que ter um espaço adequado para o trabalho?

Recentemente falamos aqui sobre a importância de se ter um bom ambiente definido para trabalhar. Mencionamos o Coworking como uma ótima opção, principalmente para microempreendedores e autônomos, porém, para além disto, existem outros fatores para se preocupar com o espaço na hora de colocar as atividades em prática.

De home office, formato híbrido ou presencial, manter um ambiente organizado e preparado para receber sua equipe e todo o trabalho que determinadas funções demandam é essencial. Não precisa fazer que nem o Google e oferecer atividades de lazer em altíssimo nível, entretanto, entender a essência e o motivo dessas ações é o primeiro passo.

A noção de oferecer um ambiente descontraído, com um relacionamento aberto e saudável entre todos os funcionários, desde o dono até o estagiário, passando por todos os setores, é o que faz a diferença. Quer entender os motivos e como oferecer o melhor espaço para seus funcionários? Leia até o final.

Por que oferecer um ambiente de trabalho adequado?

O espaço ao nosso redor influencia diretamente os nossos sentimentos e reações no cotidiano, dessa forma, como empregador, pensar em estratégias e até contratar uma equipe para definir todas as possibilidades é uma atitude ideal e que deve ser pensada. De home office ou não, entenda as vantagens para praticar boas ações na sua empresa.

  • Motivação dos colaboradores

De longe essa é uma das grandes vantagens. Um funcionário motivado pela empresa terá a sensação de confiança e acolhimento em dia, o que proporciona uma dedicação maior na sua função.

Acontece de maneira orgânica: se o seu funcionário recebe feedbacks, tem o auxílio que precisa para concluir as tarefas e convive em um ambiente saudável e adequado, consequentemente ele vai se dedicar mais, colocar em prática toda a sua habilidade e conhecimento com precisão e entregar o seu melhor. Essa dedicação gera bons resultados e metas atingidas para empresa.

  • Qualidade de vida aos funcionários

A consequência de oferecer o melhor ao seu funcionário, dando liberdade e acolhendo quando necessário vai contribuir para uma melhor qualidade de vida daquele profissional. Até porque, quando você tem um ambiente que desenvolve ações para tornar o espaço e as pessoas melhores, a sua mente e corpo funcionam de forma eficiente.

  • Contribui para o crescimento profissional

Sim! Se o profissional está motivado e dedicado a enfrentar qualquer demanda pela frente em nome da empresa, o crescimento profissional e bons resultado já é certo! Ele vai buscar por novas aprendizagens e se tornar um colaborador mais competente para a sua empresa.

  • Cria uma identidade da empresa e ajudar a aumentar o lucro (uma marca, mostra uma visão para o mercado)

O mercado atual encontra-se bem competitivo e se destacar entre tantas empresas é um marco muito bom. Com o conjunto de ações por parte de todos os colaboradores, a sua empresa poderá se destacar e inspirar outras dentro do mercado.

Além do retorno financeiro, com o crescimento de setores e aparecimento de novos e grandes clientes.

Como oferecer o ambiente ideal?

Crie uma equipe preparada para comandar e montar um planejamento com resultados reais. Organize toda a sua equipe, decida o formato de trabalho e atenda às necessidades de cada um.

Em segundo, planeje as ações e avise toda a empresa sobre cada uma. Inscreva a empresa em eventos, incentive a participação dos colaboradores em workshops e cursos extensivos. Isso vai ajudar na qualificação e dedicação dos mesmos para a sua empresa.

Para um formato remoto, forneça dicas de como manter o ‘’escritório caseiro’’ em ordem. Ajude ou mantenha os benefícios corporativos de seus funcionários, como alimentação, planos de saúde e seguros. Não é porque ele está em casa que não terá custos, por isso, entenda a responsabilidade da empresa nessa questão.

Para o formato híbrido ou presencial, prepare lugares aconchegantes e descontraídos. Um ambiente saudável ajuda na produtividade e garante bons resultados, além da qualidade de vida do profissional.

Mantenha um canal de comunicação aberto para atender cada profissional quando precisar. Efetue reuniões trimestral com toda a empresa para ouvir as necessidades de cada um e o que pode melhorar. O diálogo é fundamental independente do formato. Escute o profissional e abrace as suas ideias.

Sem dúvidas o conjunto dessas ações e outras que poderão ser desenvolvidas ao longo dos dias corridos no trabalho levará prestígio e reconhecimento a sua empresa, tanto por parte dos colaboradores e de até concorrentes.

Busque inovação! Procure lugares que possam te oferecer o melhor a seus colaboradores.

O Habitat Coworking possui diversos tipos de contratação e que podem te ajudar alavancar ideias inovadoras.

Entre em contato conosco através do nosso site: habitatcoworking.com.br