Reinvente seu negócio: 6 dicas de leituras para ajudar nesse processo
Nos encontramos em momento de adaptação constante desde que a quarentena por conta do Covid-19 foi estabelecida. A necessidade de reinventar os negócios está maior do que nunca. Então, é hora de aproveitar esse momento de ameaça para refletir e pensar em novas oportunidades.
Mas por onde começar? Em meio a tantas informações, acaba sendo difícil saber como iniciar a mudança. Pensando nisso, trazemos neste post alguns livros que podem fazer a diferença para você e seu negócio e te dar uma ajudinha nesse processo.
- Transformação digital: Repensando o seu negócio para a era digital
Autor: David L. Rogers
Edição: 15 Set 2017
Esse título tem uma abordagem sobre a necessidade de compreender e agir frente à revolução digital, cita um caminho que tem como finalidade ajudar empresas de todos os portes e segmentos a refletirem sobre esse universo digital e a encontrarem alternativas estratégicas para se ajustar, mostrando que empresas tradicionais também podem se transformar e inovar.
- Fazendo a inovação acontecer: Um guia prático para você liderar o crescimento sustentável da sua organização.
Autor: Rivadávia Drummond
Edição: 20 Ago 2018
O livro instiga o leitor a fazer “grandes perguntas” a respeito de seu negócio. Apresenta modelos de estratégias, execução e ferramentas tanto para fazer acontecer como para medir o resultado das mudanças. E termina concluindo que a melhor forma de prever o futuro é criando-o.
- 5 escolhas. O caminho para uma produtividade extraordinária.
Autor: Kory Kogon, Adam Merrill, Paulo Kretly
Edição: 26 Jun 2016
A obra traz maneiras objetivas e eficazes de enfrentar três desafios cruciais:
– O fato de estarmos tomando mais decisões do que nunca.
– O de termos dificuldade de prestar atenção em meio a distrações sem precedentes.
– A crise de energia pessoal de que todos somos vítimas.
- Inovação, Estratégia, Empreendedorismo e Crise
Autor: Paulo Yazigi Sabbag
Edição: 22 Out 2018
O livro aborda a inovação incremental, disruptiva e revolucionária. Discute a criatividade, a sagacidade e a descoberta acidental. Cita o Design thinking, aplicado a produtos, a serviços e a melhoria de processos, estratégia organizacional e apresenta as diferentes correntes de pensamento em estratégia, alertando para o contexto e tipo de organização onde elas prosperam.
- O Poder da Inovação
Autor: Luiz Eduardo Serafim
Edição: 19 Dez 2012
A grande questão citada no livro é como inovar as organizações para que cresçam constantemente por meio de um fluxo de novos produtos, processos e modelos de negócio. Algumas empresas se tornaram potentes máquinas de inovação porque construíram uma cultura especial, cultivando princípios e valores obrigatórios para produzir uma performance diferenciada.
- Caos Criativo: Como ser criativo e resiliente em um mundo que gosta de arrumação.
Autor: Tim Harford
Edição: 14 Out 2019
O autor traz à tona a tentação de uma abordagem sempre voltada para a arrumação, quando na maioria das vezes estaríamos melhor adotando um grau de desordem. Apoiado às mais recentes pesquisas em neurociência, psicologia e ciência social – com exemplos cativantes de pessoas bem-sucedidas que fizeram coisas extraordinárias – O mesmo nos prova que as qualidades que valorizamos podem ser, em sua maioria, produzidas pela desordem, confusão e pelo desarranjo das coisas.
Os títulos citados acima tem informações coerentes em relação a estratégias que podem reinventar seu negócio e fazer você dar a volta por cima nesse momento crítico.
Escolha o que mais se encaixa com a sua necessidade atual e aproveite a leitura!