Por que você não deve passar o dia todo trabalhando sentado?
Abrir mão de trabalhar sentado, repousando sob a cadeira enquanto utiliza seu computador pode ser algo contraintuitivo para as pessoas, mas, seu eu do futuro vai te agradecer muito caso você faça isso em alguns momentos.
Neste artigo vamos apresentar algumas vantagens de ter uma rotina de trabalho que alterne entre trabalhar em pé/sentado.
Permanecer sentado por horas pode fazer mal
Nos espaços corporativos, o normal sempre foi trabalhar sentado, mas, de uns tempos para cá, alguns estudos mostraram que o excesso dessa prática pode ser prejudicial para a nossa saúde e bem-estar.
Quando estamos no escritório, em casa ou nas nossas estações de trabalho, o tempo pode passar despercebido enquanto repousamos em uma cadeira ergonômica, porém, passar horas sentado ao longo do dia de trabalho podem:
- Prejudicar nossa circulação sanguínea;
- Aumentar a gordura corporal;
- Contribuir para o desenvolvimento de diabetes.
Isso pode parecer exagerado, mas, algumas pesquisas ainda apontam que trabalhar muito tempo sentado é um fator que diminui sua expectativa de vida.
A recomendação é não permanecer constantemente sentado por mais de 2 horas.
O que fazer para evitar?
Alternar entre o trabalho sentado/em pé pode ser a melhor alternativa para buscar um equilíbrio entre a saúde e produtividade.
Você pode adaptar sua rotina de trabalho para criar essa alternância, utilizando recursos inovadores, como:
- Suportes de elevação para notebooks
- Mesas reguláveis (standing desks)
- Mesas flutuantes
- Bancadas altas
O mais importante é encontrar uma forma que você se sinta bem e confortável, e assim, não ficar por horas preso a cadeira.
Você precisa ter a consciência de que, levantar e passar alguns momentos de pé vai contribuir para evitar problemas futuros e manter-se sentindo bem.
As vantagens de trabalhar em pé
Conheça algumas vantagens que trabalhar em pé podem trazer para a sua rotina:
- Te ajudam a manter uma melhor postura
- Evita o sedentarismo e ganho de peso
- Aumentam sua produtividade
- Reduz o risco de doenças cardíacas
Te ajudam a manter uma melhor postura:
Por mais que hoje já existam cadeiras ergonômicas que trazem conforto e melhoram sua postura enquanto sentado, se você ainda permanecer sentado por muito tempo isso pode prejudicar sua postura.
Quando você se mantém de pé para trabalhar, isso te ajuda a manter um melhor alinhamento do corpo, corrigindo sua postura e evitando dores nas costas.
Evita o sedentarismo e ganho de peso:
Ficar muito tempo sentado só te faz querer ficar mais tempo sentado e no meio disso você ainda vai engordando.
Ficar em pé te ajuda a consumir mais das suas calorias, além de aumentar sua disposição para outras atividades.
Aumenta sua produtividade:
Considerar uma dinâmica entre trabalhar em pé e sentado pode fazer com que você permaneça mais tempo concentrado em suas atividades.
Além disso, trabalhar em pé também ajuda a reduzir a sensação de fadiga e sonolência, tornando você mais produtivo.
Reduz o risco de doenças cardíacas:
Ao ficar em pé você contribui para uma melhor circulação sanguínea, dessa forma diminuindo o risco com ataques cardíacos, por exemplo.
Em resumo…
Reduzir o tempo em que você permanece sentado trabalhando vai te trazer muitos benefícios, tanto para a sua saúde quanto para sua produtividade no trabalho.
Se você gostou do conteúdo e quer ficar ligado em assuntos como produtividade no ambiente de trabalho, continue acompanhando o blog do Habitat!