Networking: Tudo o que você precisa saber!
Em um ambiente profissional ou acadêmico é muito comum ouvir sobre ‘Networking’, porém, muito se fala e pouco se sabe. Ainda que não seja uma prática nova, pode-se afirmar que a partir do crescimento das redes sociais, ela se potencializou. Talvez tenha ficado até mais fácil colocá-la em ação.
Mas você sabe o que significa e a real importância desta prática para a sua carreira profissional?
O que é e qual é a importância de um bom Networking?
Networking significa rede de contato ou rede de relacionamento. A principal ideia é construir uma rede de contatos profissionais para trocar experiências, informações e conhecimentos, a fim de fortalecer oportunidades e aumentar a visibilidade no mercado de trabalho.
Através de um bom networking é possível obter novas parcerias, iniciar um novo projeto, produzir bastante trabalho e aprofundar relações interpessoais, que se tornam um somatório de vivências dentro de uma profissão.
Mudanças que o Networking pode provocar:
Com base no conceito descrito anteriormente, é comum pensar nesta prática apenas como uma forma de aumentar o ciclo social/profissional, porém, o networking é capaz de atingir objetivos em outros pontos bem relevantes. O negócio e a carreira.
Essas duas funcionalidades andam lado a lado e são amparadas por um profissional dedicado. Desta forma, é importante estar atento ao que cada uma pode oferecer quando se tem um networking bem-feito.
Se tratando da carreira, é indispensável que suas relações com outros profissionais da mesma área ou empresa seja saudável. Quando você está em um ambiente que é bem tratado, escutado e respeitado, você consegue elaborar as suas demandas de forma bem eficiente. Pode-se dizer que esse relacionamento sadio se transforma em uma motivação diária. Por isso é importante haver essa troca positiva de ambos os lados.
Em relação a negócios é quase nítido a relevância de um bom networking, principalmente para um empreendedor. Ter uma rede de contatos, seja para se manter como um bom vendedor no mercado ou para garantir um bom volume de clientes e parceiros. Saber como se relacionar com a sua rede é fundamental. Vale o esforço de se infiltrar nas redes sociais e manter os contatos sempre ativos.
Como fazer um bom networking?
Por último, mas não menos importante: como colocar em prática?
Alguns profissionais enxergam esta ação como uma atitude falsa, porém, mais do que interesses profissionais, é sempre bom ter uma boa convivência com outras pessoas, principalmente aquelas presente no nosso dia a dia, não é mesmo?
Portanto, é imprescindível separar um comportamento forçado das ações para se destacar na profissão. Desta maneira, um networking eficaz pode ser feito de maneira perspicaz e orgânica.
- Seja um bom parceiro de equipe
É importante que você seja lembrado por suas qualidades, certo? E uma das qualidades mais importantes, além de efetuar um bom serviço, é ser um aliado para o seu time. Esteja sempre disposto a ajudar de forma genuína e sem esperar nada em troca.
Esse comportamento vai te ajudar a ser reconhecido por outros profissionais, inclusive os que possuem cargos superiores a você.
- Seja visível
Tem um pouco a ver com o item anterior, pois para ser visível é preciso mostrar serviço e ser lembrado. Por isso a importância de se destacar nas redes. É preciso estar atento ao que o mercado exige ao longo do tempo.
A tecnologia está presente em praticamente todas as nossas ações. Não faz sentido tentar se destacar apenas fora da web. Se atualize sobre as novas tendências e ganhe visibilidade no mercado.
- Seja criativo e sincero
A criatividade faz parte do processo para atingir bons resultados e soluções inovadoras. Além de tornar a produtividade prazerosa, a criatividade faz com que você se destaque no time. Quando você se diferencia dos demais, é possível fortalecer o relacionamento profissional. E isso é tudo o que você, não é?
Desta maneira, trabalhe a sua autenticidade, estude novas fórmulas e desenvolva ideias inovadoras para a sua equipe.
Portanto, manter os relacionamentos sociais e profissionais ativos e renovar as suas habilidades, sempre que puder, torna-se um diferencial para fazer um bom networking.