Home Office – Tendência que veio para ficar?
Há pouco mais de 9 meses aprendemos a lidar com diversas mudanças, visto o cenário atual em que vivemos. O distanciamento social, o uso de máscaras e todos os cuidados necessários para o cuidado conosco e com o próximo impactou significativamente na sociedade em que vivemos.
As empresas sentiram bastante os reflexos desse contexto atual já que não haveria mais o contato físico diário vinculado a um escritório comercial, muitas companhias precisaram rapidamente fazer a transição para o Home Office. Muitas sem preparo, tornando a situação ainda mais desafiadora. No entanto, com o passar do tempo, as mudanças trouxeram inúmeros benefícios para os colaboradores e para as próprias empresas.
Os problemas do home office e o modelo de trabalho híbrido
É fato que a jornada de atividade nesse formato foi adotada e validada por muita gente. Entretanto, há também quem não conseguiu se adaptar. Ao mesmo tempo que se tem o conforto, a comodidade e facilidade de estar em casa, há o sentimento de que as horas trabalhadas e os esforços se multiplicaram.
A falta de um local específico para o trabalho, a dificuldade de manter o foco e a comunicação juntamente com a dificuldade em manter o espírito de equipe são obstáculos que muitos colaboradores enfrentam. Esses fatores acabam tornando difícil a adaptação ao modelo e até diminui a produtividade.
É por isso que algumas empresas adotaram ou pretendem adotar o modelo de trabalho híbrido.
O modelo híbrido nada mais é do que alternar os dias de trabalho entre escritório e home office. Desta forma, o funcionário consegue passar alguns dias na empresa e outros onde desejar.
Com esse modelo de trabalho, no qual as pessoas vão as vezes ao escritório, acaba não sendo necessário possuir um enorme escritório para receber todos os funcionários de uma vez. É por isso que os coworking vem ganhando cada vez mais espaço.
O coworking como aliado ao modelo híbrido
O coworking é um local que oferece a mesma estrutura de um escritório convencional, a diferença é que o espaço é compartilhado com diferentes empreendedores e empresas.
Os serviços oferecidos vão desde salas privativas até day use das salas compartilhadas e das salas de reunião. Além disso, a contratação de um coworking já é tendência e engloba várias facilidades, como os espaços de descompressão que permitem uma breve fuga do dia a dia, segurança em todos os espaços de dependência do coworking e infraestreutura de qualidade. Ah, sem falar na diminuição dos custos: estar em um coworking é muito mais barato!
De acordo com alguns especialistas, o trabalho a distância é um caminho sem volta! Como será na sua empresa, full home office ou híbrido? Independente da forma, o Habitat Coworking tem serviços que podem te ajudar. 😉