COWORKING
Que tal Trabalhar em um Escritório Compartilhado?
É cada vez mais comum ouvirmos que alguém está trabalhando como freelancer ou que resolveu abrir uma empresa. Com o mercado tão saturado, empreender e investir em ideias inovadoras tem sido a solução para muitos profissionais. Com isso, os espaços de coworking ganham força e popularidade, já que manter um escritório gera uma despesa que nem todos podem arcar.
Para quem não conhece, o coworking é basicamente um escritório compartilhado, que abriga, em um mesmo espaço, profissionais e empresas diferentes. Normalmente o profissional paga uma mensalidade e tem direito a uma estação de trabalho e todo a infraestrutura de um escritório convencional, como acesso à internet, salas de reunião e treinamentos e até serviço de recepção e correspondência. Tudo isso por um preço muito mais acessível.
Esse novo modelo de trabalho é ideal para profissionais freelancers que desejam um outro espaço para trabalhar, além do home office, e para quem está começando uma empresa, mas ainda não tem condições de arcar com as despesas de um escritório próprio.
Networking
Uma outra vantagem de adotar o coworking como modelo de trabalho é a possibilidade de ter contato com diferentes profissionais, tanto de sua área de trabalho quanto de outras diferentes. E sabemos que em um mercado cada vez mais competitivo, networking é fundamental.
E os números comprovam isso: pesquisa realizada pelo site Movebla em parceria com a Deskmag, com pessoas que utilizam algum espaço de coworking no Brasil, comprova que 28% dos entrevistados sempre compartilham contatos entre si. Além disso, 23% fazem brainstorming ou trocam ideias com seus companheiros de espaço.
Coworking no Brasil
E parece que o coworking já caiu mesmo no gosto dos brasileiros. O estudo mostrou também que 46% dos entrevistados vão ao espaço diariamente.E o público é bem específico: jovens. Mais de 40% dos entrevistados têm entre 26 e 35 anos, ou seja, pessoas que estão chegando ou estão há pouco tempo no mercado de trabalho.
Para ver mais dados sobre coworking no Brasil, acesse a pesquisa completa. Quer saber se existe espaço de coworking na sua cidade? A plataforma Coworking Brasil mapeou espaços em 11 estados brasileiros. Acesse o site.
Vantagens e desvantagens
Diante do que foi dito anteriormente, podemos listar as seguintes vantagens e desvantagens:
Vantagens
- Redução de custo
- Networking
- Infraestrutura de um escritório
- Aumento da produtividade (especialmente para quem tem dificuldade de trabalhar em casa)
Desvantagens
- Falta de privacidade
- Distrações (afinal, terão muitos novos “colegas de trabalho” para conhecer e conversar)
- Informalidade (dependendo do seu ramo de negócios, isso pode não ser muito interessante)
E vocês, o que acham do coworking? Contem suas experiências!
Fonte: Jornalista Carol Vidal (midiatismo.com.br)