Coworking x Startup: conheça as vantagens dessa combinação
Muitas Startups pensam na possibilidade de investir em um espaço físico, para ampliar seus negócios e trazer mais produtividade a operação.
Essa pode ser uma decisão complicada para empreendedores que estão buscando escalar seu negócio… Afinal, são muitos pontos para avaliar.
Mas neste artigo vamos te ajudar a entender o porquê o Coworking pode ser uma ótima opção para a sua Startup, e os benefícios de trazer sua operação para este espaço.
Startup e seus desafios
Startups são empresas em estágio inicial que buscam validar uma ideia inovadora, crescendo no mercado de forma escalável. É aqui que encontramos o desafio dessas empresas, no crescimento escalável.
Ao longo da sua jornada, uma Startup passa por diversas fases e precisa até mesmo sobreviver a um “vale da morte”, que é o período entre a validação de uma ideia e o seu sucesso.
A operação da Startup em um espaço físico
Esse tipo de negócio precisa ter muita atenção ao pensar no investimento em um espaço físico. Aluguéis caros, contratos longos, falta de flexibilidade, entre outros problemas podem ser extremamente prejudiciais para o seu crescimento.
Por outro lado, muitas Startups conseguem acelerar seu crescimento colocando sua operação em um espaço físico, a virada de chave está em investir no espaço correto.
E qual é o espaço que melhor pode atender empresas em crescimento como as Startups? O Coworking, é claro.
Por que levar sua Startup para o Coworking?
Muitas Startups iniciam e mantém suas operações através do modelo home office, visando principalmente reduzir seus custos.
Mas, à medida que a operação cresce, vai surgindo cada vez mais a necessidade de profissionalizar o negócio. Seja para os clientes, investidores ou até mesmo para potencializar sua produtividade.
Um Coworking traz esse ar mais profissional e dispõe de recursos que a Startup pode utilizar para ser mais produtiva, acelerando seu crescimento.
Tudo isso combinado a economia e flexibilidade que a Startup busca para operar em um espaço físico.
As vantagens do Coworking para a Startup
Menos riscos e mais economia
Como já dito anteriormente, a economia é uma das principais vantagens que o Coworking oferece para a Startup, se comparado a um escritório tradicional, seus custos com aluguel serão muito mais em conta.
Além disso, a Startup evita contratos de aluguel longos com rescisões caras, que normalmente encontramos nos escritórios tradicionais, assim reduzindo seus riscos.
Mais profissionalismo
O Coworking permite que você traga clientes, parceiros e potenciais investidores para reuniões presenciais, o que pode passar um ar mais profissional.
Conversas presenciais também são uma ótima forma de criar conexões sólidas, que se transformam em relacionamentos duradouros.
Estrutura de qualidade
O Coworking oferece uma estrutura com suporte operacional e recursos compartilhados, como impressora, internet, telefonia, limpeza e mais…
Outra vantagem para sua Startup está no uso do endereço fiscal/comercial que o Coworking disponibiliza.
Com isso, você se livra de burocracias e ganha mais produtividade.
Maior flexibilidade
O Coworking é mais flexível em relação à contratação dos serviços e aluguel. Uma Startup se beneficia bastante disso, ao ter equipes elásticas.
Assim, a empresa consegue utilizar os serviços do Coworking conforme a sua demanda.
Crescimento através do networking
Networking é um dos pilares do Coworking, este fator pode acelerar o crescimento da Startup através de:
- Conexões;
- Viabilizar benchmarkings;
- Possibilidade de novos negócios.
Ambiente que inspira inovação e geração de ideias
Startups são empresas que respiram inovação, e estão sempre buscando ideias criativas para se destacarem no mercado e solucionar desafios.
O Coworking é um ambiente que amplia o horizonte criativo e promove trocas que se transformam em um grande brainstorming para a sua Startup.
Agora que você já conhece as vantagens do Coworking para a sua Startup, que tal conhecer um pouco mais da estrutura do Habitat?