5 coisas que não te falam sobre produtividade
Produtividade tem sido um dos assuntos mais comentados e pesquisados desde sempre, afinal é um desejo comum a todos.
A internet está cheia de conteúdos sobre produtividade, hacks para ser mais produtivo, receitas e guias, mas será que estão te contando tudo sobre isso?
Existe um lado da produtividade que não é muito falado, mas é importante entender isso caso você queira se tornar uma pessoa verdadeiramente produtiva, é isso que iremos te contar nas próximas linhas.
O que te torna produtivo?
A produtividade está diretamente ligada ao desempenho, então, ser produtivo é conseguir fazer mais, com qualidade e no menor espaço de tempo possível.
Além disso, ser produtivo também é encontrar formas de fazer algo melhor demandando menos esforço.
Uma pessoa produtiva sabe como gerenciar seu tempo e recursos para executar tarefas de modo mais organizado, respeitando suas prioridades de entrega.
Os impactos da produtividade tóxica
Todos querem ser produtivos, e de uns tempos para cá a produtividade passou a ser difundida de forma que estimulasse as pessoas a perseguirem isso acima de qualquer coisa…
Porém, essa obsessão em seguir uma rotina produtiva a todo custo começou a trazer impactos negativos. Surgindo assim a produtividade tóxica.
A produtividade tóxica é quando a pessoa abre mão do seu bem-estar para tentar ser mais produtiva. Ela passa a ignorar sua saúde e seu emocional, deixando de lado os momentos de descanso e lazer.
Alguns problemas comuns que uma pessoa com produtividade tóxica pode desenvolver são:
- Stress e Ansiedade;
- Perda da qualidade do trabalho;
- Insônia;
- Síndrome de Burnout.
Coisas que não te falam sobre ser produtivo
Trabalhar por mais tempo não te faz produtivo:
Algumas pessoas acreditam que ficar o dia todo trabalhando ou envolvido em diversas atividades é sinônimo de produtividade, mas essa é uma visão ultrapassada.
Se você não tem tempo para descansar ou para o lazer, você não está sendo produtivo, visto que esse tempo é muito importante para repor suas energias, permitindo que você execute suas tarefas com qualidade.
Fazer diversas tarefas ao mesmo tempo não é produtividade:
Outros acreditam que absorver várias demandas simultaneamente para limpar a fila mais rápido é algo produtivo, quando, na verdade, você só vai se sobrecarregar e executar tudo sem se atentar aos detalhes de cada atividade.
Ou seja, você pode até conseguir fazer muitas coisas ao mesmo tempo, mas a chance de tudo sair bem-feito são baixas.
Produtividade não é algo místico:
Acordar as 5AM, malhar enquanto eles dormem, ler 23 livros de empreendedorismo e desenvolvimento pessoal por mês não vão te tornar uma pessoa mais produtiva.
Seguir à risca esses rituais, fórmulas, receitas não vão fazer diferença como se fosse algo mágico.
O mais importante é se planejar em relação as suas atividades e ter consciência sobre a melhor forma de executá-las.
Você não vai ser produtivo todos os dias:
Não importa o que você faça, não dá para ser produtivo todos os dias.
Vão ter dias que você vai estar mais indisposto(a), mais devagar ou que você simplesmente vai precisar deixar uma atividade para o dia seguinte por qualquer outro motivo…
E está tudo bem, o importante aqui é ter consciência sobre os seus prazos e garantir que as atividades sejam entregues até lá.
Seu ambiente de trabalho influência na sua produtividade:
O local que você escolhe para trabalhar tem um grande impacto para você ser uma pessoa mais produtiva.
É difícil se concentrar quando estão acontecendo várias coisas ao seu redor, quando você está em um ambiente bagunçado ou com muito ruído…
Você precisa buscar um ambiente que te promova o devido conforto para manter o foco em suas atividades.
O Coworking é projetado para isso e ainda conta com espaços de descompressão para os seus momentos de descanso.