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RUMO CERTO

Manter uma empresa atualmente não é tarefa fácil, sem falar em conseguir que vá de vento em popa. Por isso é importante ter os 5 sentidos ativo a todo momento, dessa forma não navegaremos até um iceberg e corremos o risco de perceber tarde demais.

Averiguar se nosso negócio vai pelo caminho certo ou se, pelo contrário, se encontra a deriva, não se resume em apenas olhar as contas.

Existem vários sinais que podem nos mostrar como estamos indo e te deixamos aqui algumas dicas, que poderão te ajudar a direcionar o rumo do seu negócio.

 

1. Seus clientes estão satisfeitos?

Você faz alguma pesquisa de satisfação? Se ainda não faz, deveria começar já. Toda vez que finalizar um serviço envie um questionário de satisfação para seus clientes ou convide-os a deixar uma opinião ou comentário em seus diretórios ou redes sociais. É a maneira mais imediata e efetiva de averiguar se você está fazendo certo.

 

2. Mantenha seus clientes!

Um cliente contente repete, inicia novos negócios e recomenda. Se seus clientes voltam com certeza te espera um futuro muito promissor.

 

3. Sua taxa de conversão é alta?

A taxa de conversão é medida dividindo o número de venda/negócios entre a quantidade de pessoas que te visita ou contata (e depois multiplicado por mil). Quer dizer, calcula a probabilidade que existe em que você feche um trabalho por cada visita. Quer dizer, se de cada 20 pessoas que se interessam por seus serviços fecha um trabalho, sua taxa de conversão será de 0,5%. Em troca, se de cada 20 você fecha 7 trabalhos sua conversão será de 3,5%. Maior conversão, melhores perspectivas de negócio, claro.

 

4. É resolutivo?

Aqui é preciso analisar sua capacidade de enfrentar e resolver problemas e, também, o tempo que demora tentando resolve-los. Possuir agilidade e determinação na hora de solucionar contratempos é fundamental para garantir a sobrevivência de um negócio.

 

5. Registre e meça todas as ações realizadas!

Você já ouviu falar dos KPIs? A sigla corresponde a Key Perfomance Indicator, o que se traduziria como Indicador Chave de Desempenho. Os fatores que marcam seu exercício diário ou, em outras palavras, suas estatísticas. Tudo pode ser medido e interpretado a partir de seus números. Compras, logística, atenção comercial… se você possui um controle rigoroso desses dados saberá se sua empresa funciona com deveria ou não e, a partir daí, poderá definir uma linha de ação estratégica que se adapte à suas necessidades.

 

6. Todos com o mesmo objetivo!

Este indicador é importante, principalmente se você trabalha em uma equipe dividida por áreas. Por exemplo, às vezes acontece de um departamento estar centrado em aumentar os ingressos enquanto outro se preocupa em minimizar perdas… o que faz com que cada um reme em direções opostas. Garanta que todos remem no mesmo rumo para chegarem juntos ao mesmo destino.

 

7. Conheça seus concorrentes!

Ter concorrentes é um excelente sinal porque significa que há mercado. Marque-a de perto, conheça seus pontos fortes e encontre a maneira de se diferenciar. Não tem concorrência? Preocupe-se, provavelmente também não exista negócio.

 

8. Adote novas tecnologias!

Renovar-se ou morrer, é assim mesmo que funciona o mundo. Hoje em dia não aproveitar as facilidades e avanços que a tecnologia oferece é dar um tiro no pé. Digitalizar seus relatórios, notas fiscais, sua maneira de operar… é tão fundamental como manter uma boa presença na internet.

 

9. Atualize-se constantemente!

Já conhece o ditado: nunca vá dormir sem aprender algo novo. Isso serve também para os negócios… multiplicado por 1000. Hoje em dia tudo vai tão rápido que, sem perceber, a paisagem de qualquer setor pode mudar da noite para o dia. É necessário que você se mantenha informado sobre as novidades do setor, de fornecedores, ferramentas, tecnologia… não cometa o erro de pensar que já sabe tudo.

 

10. O que você faz te motiva?

A paixão é o ingrediente secreto de uma receita do sucesso.

 

Fonte: Ana Camila Vieira (Site Habitíssimo)