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CONCORRÊNCIA

Uma análise de concorrência é fundamental. Estudando a concorrência você pode, entre outras coisas, encontrar nichos de mercado e novos serviços ou produto que antes não oferecia. É importante, portanto, questionar-se como é o resto das empresas que trabalham em seu setor, qual é sua concorrência direta e que impacto elas terão em seu cliente potencial. Contamos uma série de perguntas que você deve se fazer para começar uma boa análise da concorrência.

 

Quem é minha concorrência?

ua concorrência será toda empresa que opere no mesmo setor que você. No entanto convém diferenciar entre concorrência direta e concorrência indireta. No primeiro grupo estarão todas as empresas que vendem o mesmo produto ou serviço, dirigindo-se aos clientes que você se dirige. Por outro lado o grupo da concorrência indireta estará formado por aquelas empresas que operam o mesmo mercado, se dirigem a seus clientes mas oferecem outro serviço ou produto diferente.

A concorrência direta é importante, mas a indireta pode te ajudar a identificar produtos e serviços que antes não havia explorado. Ideias para melhorar seu negócio e fazer do mesmo algo mais completo.

 

Que aspectos deve analisar em sua concorrência?

  • É simples. Para começar, deveria estudar o que elas oferecem. Analise quais são os produtos ou serviços que vendem, quem são seus fornecedores, quais as características de seu produto e tudo aquilo que pode transformar sua concorrência em uma empresa competitiva.
  • Informar-se de como elas vendem. Analise suas estratégias de venda e de marketing assim como as suas campanhas.
  • Avalie os preços que eles praticam. Talvez nesse ponto seja interessante fazer uma revisão de suas campanhas promocionais e suas ofertas.

 

Conhecer sua experiência com os clientes

Se quiser saber quem trabalha melhor, observe a reação dos clientes. Para isso, você pode fazer um estudo on-line de seu negócio, entrar em suas redes sociais, ver os comentários positivos e negativos que outros clientes fizeram com relação à empresa.

 

Como analisar a concorrência e tirar todos esses dados?

Observe sua concorrência. Há outros dados concretos que poderá ver em suas redes sociais (como a experiência de clientes). Averigue suas tarifas para saber os preços aos quais terá que enfrentar e a qualidade de sua atenção ao cliente.

Observe a presença dessas empresas nas redes sociais, se possuem campanhas publicadas e como são essas estratégias de venda.

Além disso, também há empresas online que oferecem informes de empresas, autônomos, valorações das empresas e inclusive informes setoriais (para facilitar um pouco as coisas).

 

As comparações nem sempre são negativas

Depois de ter todos os dados compare seu modelo de negócio com aqueles que têm mais sucesso. É possível encontrar pequenas diferenças que podem te ajudar a melhorar, desde estratégias de marketing, ferramentas online que outras empresas de sucesso estão usando, promoções pontuais ou inclusive fornecedores com melhor qualidade e preços mais competitivos.

Essas comparações podem, também, trazer um pouco de luz e fazer você ver produtos e/ou serviços que ninguém (nem você nem a concorrência) está oferecendo até o momento. Isso transformaria automaticamente em uma nova oferta de mercado, um nicho que pode deslanchar ou uma diferenciação clara do resto de empresas.

 

E lembre-se: ter concorrência é um bom sinal porque significa que há mercado.

 

Fonte: Ana Camila Vieira (Site Habitíssimo)